Irmão mais velho é mais inteligente?

Muitas são as lendas e crenças sobre a ordem de nascimento, os primogênitos são espertos, os do meio chamam atenção e os caçulinhas são os protegidos.

Mas será que estes estigmas são reais?

Um novo estudo psicológico parece resolver o debate sobre se a ordem de nascimento determina a personalidade e inteligência.

Será que ser um irmão mais velho ou uma irmã mais nova, pode torná-lo mais inteligente ou mais extrovertido? Um novo estudo diz que a resposta é NÃO.

images (3)A idéia de que a ordem de nascimento afeta a inteligência e personalidade tem sido debatida há cerca de um século e ganhou força nos anos 90. O Familie Niche Theory  diz que os irmãos mais velhos nascem fisicamente superiores e são mais propensos a tornar-se dominante. As crianças nascidas depois, supostamente tem que encontrar maneiras de distinguir-se, e, portanto, tornam-se mais extrovertidas.

Mas o apoio para a teoria tem sido mista, por isso os pesquisadores de duas universidades alemãs analisaram um enorme banco de dados de mais de 20.000 adultos alemães, britânicos e americanos para tentar resolver o debate.

Eles descobriram que a ordem de nascimento não tem efeito sobre os principais traços de personalidade, como extroversão, estabilidade emocional, afabilidade e consciência.E havia apenas uma pequena ligação entre a ordem de nascimento e o QI. Os irmãos mais velhos mostraram inteligência um pouco maior, embora muitos dos números eram auto-relatados.

Mesmo que a conclusão não seja necessariamente biológica. Um dos pesquisadores disse à ABC Austrália, que pode se dar ao fato dos primogenitos  ensinarem imãos mais novos, e “ensinar outras pessoas tem demandas cognitivas elevadas”.

Tradução: Alessandra Rauter

Fonte: http://www.newsy.com/videos/serious-outgoing-it-s-not-because-of-birth-order/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s