Aquela que vai segurar minha mão

Desde que ganhei o Fernando, li muito sobre partos, partos normais, humanizados, naturais, pós cesárea. Todas as opções de parto, todas as intervenções necessárias e desnecessárias, e por esse caminho, nessa leitura, vi que muitos partos celebrados e comemorados pelas mães, havia alguém em comum presente: A Doula!

E eu estou muito feliz de ter escolhido alguém, que além do meu marido, vai me dar apoio na hora do parto, vai me incentivar, tentar me acalmar e vai segurar minha mão.

Pedi para ela contar, o que a levou a se tornar doula, e o resultado é este depoimento lindo.

 

“Realização…

Algo que sempre busquei, sendo mulher, profissional, esposa e mãe.

O dom de cuidar, compartilhar, estar entre muitas pessoas, veio desde muito cedo. Minha querida mãe conta que as brincadeiras na infância sempre envolviam diálogos, grupos, reuniões. Com o passar do tempo, o feminino sobressaía. Fingia ter muitos filhos, bebês feitos de pano, oferecer papinha, conversas com amigas “mães” fictícias, encontros e almoços em família.

A escolha da profissão não foi difícil. Sou graduada há 13 anos como enfermeira, especialista em áreas críticas. Estaria exercendo o cuidado, a doação e o carinho aos que mais necessitavam. Ao mesmo tempo faria parte de uma grande equipe, convivendo em grupo, lidando com diversas personalidades e opiniões distintas, mas que favoreciam meu crescimento e garantiam minha satisfação.

Casei-me há 7 anos com um homem maravilhoso que, não por acaso, exerce a mesma profissão e possui os mesmos propósitos de família, união, cuidado e apoio que os meus.

janineNesta explosão de coincidências e muito amor, tornei-me mãe. Dois guris incríveis, diferença de idade de 1 ano e sete meses, planejados, vindos ambos de parto normal, mas uma experiência única para cada nascimento, momentos sagrados. Então…tudo mudou!

A realização como esposa e mãe estava acontecendo, mas não acompanhava a rotina da mulher e profissional, que desde então tinha seus ideais e prioridades transformados. Mergulhada em ocitocina e amor incondicional, o mundo ao meu redor era diferente. Estava me distanciando devidos aos inúmeros compromissos, projetos e plantões do meu local de trabalho, meu bem estar e minha rotina estavam fora de controle.

Decidi então, seguir meu instinto materno, tão aflorado nestes últimos 5 anos e ir conquistar a realização completa, como ser humano. Mas, como reunir meus propósitos de cuidar, apoiar, estar junto, o conhecimento na área da saúde, compartilhando o encantamento, dificuldades e experiência da maternidade?

Sendo DOULA!

Sim…

e643f835-e7af-4259-8544-0df7abeb6ca8

Fonte: Pinterest

A mulher que cuida, serve, oferece suporte emocional e físico a outras mulheres, antes, durante e após o parto.

A vivência dos partos e o dia a dia da maternidade é minha maior e melhor escola. Com tanto amor envolvido para compartilhar, decidi então, estudar e me profissionalizar nesta crescente área. Ainda desconhecida por muitos, mas tão encantadora e valorizada por poucos que fazem a diferença.

Acompanhando às futuras mães, proporcionando presença, apoio, força, carinho e tranquilidade , mas principalmente informação e conhecimento, chegamos ao objetivo de que este momento seja respeitoso e humano, para se tornar mágico e especial.

Estou realizada, mas sempre querendo mais…

E para fechar este círculo, espero ter sabedoria e sensibilidade para presenciar a realização então, destas mulheres que cruzarem meu caminho, renascendo e despertando através do parto, assim como aconteceu comigo!

Grata pelo caminho que escolhi, grata à maternidade!

Abraços,

Janine Franceschi”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s