Desenvolvimento da Olívia – 1º Mês

O primeiro mês de um bebê é cheio de descobertas e mudanças. Peso, comportamento, apetite, tudo vai se alterando, como uma forma de adaptação ao mundo fora do útero.

Nossa Olívia chegou ao mundo de parto normal, de exatas 40 semanas, com as seguintes medidas:

Data 8/3/2016
Peso: 3.990kg
Comprimento: 50,5cm

O Apgar do 1º minuto foi 9, e do 5º minuto 10.

danibat03970

Foto Danibat

Ela passou as primeiras 72 horas na incubadora recebendo soro glicosado por conta da hipoglicemia. Nem chegou a ficar no quarto comigo, mas eu ia lá toda hora, amamentar e lamber a cria. Ela já mostrava que era calma, gostava de dormir com os bracinhos para cima, bem espalhada e na hora da fome, botava a boca no trombone. Sempre num intervalo aproximado de 3 horas.

Recebeu alta dia 11/03 com 3.880kg

As nossas primeiras 2 noites foram um pouco complicadas, acordava muito, chorava muito, mas a mãe de inverno aqui (Fernando nasceu fim de Maio), estava exagerando nas roupas dela. Foi só tirar um pouco de roupa que ela começou a dormir melhor. E como dormiu nesse período.

Sobre o lugar para dormir, nesse primeiro mês ela ficou entre o carrinho do lado da minha cama, comigo na cama, e nas sonecas diurnas naquelas cadeirinhas de bebê que balançam. A Dona Olívia é bem dorminhoca, e durantes esses primeiros 30 dias, se a gente visse ela acordada 2 ou 3 horas durante todo dia era muito, só resmugadas e tal e voltava a dormir.

Assim como o Fernando, optei pela livre demanda na amamentação, nada de fica cuidando o relógio para espassar mamadas,. Aliás, só cuidei para que ela não ficasse mais de 3 horas e meia sem mamar durante o dia. Desde o começo pegou o peito bem, mama rapidinho, não mais que 10 minutos. Arrota e solta pum bastante durante as mamadas, além de muito cocô nesse primeiro mês, então carinhosamente chamo ela de princesa Fiona 😛

Durante os primeiros 30 dias os bebês costumam engordar em torno de 30 gramas por dia, e a Olívia ficou nessa média, na primeira consulta com 1 semana estava já com 4.070 kg, e 1 mês depois com 4.930. Sobre vacinas e exames, fizemos o teste do pezinho com 1 semana, e da orelinha com 30 dias, ambos na rede particular, a vacina Hepatite B no Hospital e a BCG também particular.

Sobre o banho, optamos por dar de paninho até o umbigo cair (com 12 dias e foi limpo sempre com alcool 70), depois ela foi pro balde com agua morninha, no fim do dia.

O mês também foi marcado por muito Reflexo de Moro  que é quando o bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas, abre os braços e os fecha depois. Surge quando o recém-nascido se sente desequilibrado ou assustado. Some por volta do segundo ou terceiro mês (fonte revista Crescer).

Minha piscina se mostrou calma e doce nessas 4 semanas, também foi muito comportada nas sessões de foto newborn com as Danibat  com 8 dias) e com a Je Inda (com 15 dias).

olívia_newborn-12

Foto Jennifer Inda

Eu não podia estar mais apaixonada por essa guriazinha que trouxe o mundo cor de rosa aqui pra casa (mesmo eu não sendo muito perua e nem ela pelo visto…hehehe). É uma delícia tentar encontrar semelhanças entre ela e o Fernando e também comigo e com o pai. Ainda não sei bem com quem ela parece, mas a cada dia vamos nos encontrando, montando o quebra-cabeça da família.

Até mês que vem gurias.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s