Desenvolvimento do Fernando – Primeiros 2 anos

Oi Gurias,

Então, eu comecei o blog quando o Fernando tinha 1 ano, portanto não fiz o acompanhamento mês a mês dele por aqui.  Porém no último dia 24 de Maio, meu pitoco comemorou 2 aninhos, e aí decidi fazer um post de como ele se desenvolveu até aqui 🙂

DSC_0133NASCIMENTO:

Fernando nasceu de parto cesárea, nas 39 semanas e 6 dias, depois de 12 horas de bolsa rota, e sem o parto engrenar. Como sempre falo, por falta de informação e incentivo acabei optando pela cesárea. Ele nasceu super saudável:

Hora do nascimento:11h09 da manhã.
APGAR 9/9
PESO: 3,790Kg
COMPRIMENTO:51,5cm
PERÍMETRO CEFÁLICO: 37cm

CRESCIMENTO:

Idade Peso Comprimento
6 dias 3.550kg 51cm
26 dias 4,350kg 54cm
2 meses 5,685kg 61cm
3 meses 6,140kg 63,5cm
6 meses 7,960kg 71cm
10 meses 9,540kg 77cm
12 meses 10,458kg 78,5cm
22 meses 12,400kg 90,2cm

 

2014-11-23 13.54.51ALIMENTAÇÃO:

Peito exclusivamente até os 15 dias

Leite materno e Leite Artificial até os 11 meses

Introdução a papinhas de frutas com 5 meses – Sempre gostou de banana (esmagada) e maçã cozida, mas com 10 meses mais ou menos começou a comer a banana na mão.

Introdução as papinhas salgadas com 6 meses – Não foi fácil, fazia ânsia de vômito se tivesse qualquer pedacinho. Quando entrou na escolinha com 11 meses também se negava a comer pedacinhos, demorou para se adaptar mas foi.

Aos 12 meses começou a comer a mesma comida que a nossa e não parou mais. Como toda criança, tem dias que come super bem e dias que não come nada quase. Como bem variado, mas não é fã de carnes.

Com 11 meses largou o peito de vez.

DENTIÇÃO

Primeiros dentes com 7 meses, e sempre ficou chatinho para comer enquanto os dentes estavam nascendo, também teve febre, e ficava chorão. Além de ficar com o queixo assado por causa do excesso de salivação.

fernando_010

LOCOMOÇÃO

Engatinhou entre 6 e 7 meses, e sempre só com 1 joelho no chão, todo mundo achava esquisito, eu achava engraçado, e o marido chamava ele de Smeagol do Senhor dos Anéis

Caminhou entre 10 e 11 meses, sempre caiu muito, mas se levantava com a mesma facilidade. Hoje já sabe pular e correr. Haja pernas e fôlego da mamãe.

BANHO

Até os 15 dias só com paninho, depois banheira, e a partir dos 3 meses no chuveiro com o papai, e mamãe do lado de fora ensaboando

IMG_1513FALA

Até 1 ano e 2 meses mal saía mamã, a partir dos 18 meses desandou a falar, muita coisa que a gente não entendia, mas muitas palavrinhas também, como “bibi” – bico, “pafo” – sapo, “mama” – mamadeira. Hoje já fala tudo, com muitos erros, mas praticamente tudo compreensível. Além de muitos nomes de colegas e de familiares, tão bonitinho.

GRACINHAS

Sempre foi muito sorridente, e deu a primeira gargalhada com 4 meses, enquanto a mamã cantava ilari lari ê da Xuxa.

Até hoje gargalha, mas também finge risada quando a gente ri…um humorista

DESENHOS E BRINCADEIRAS FAVORITAS

Nunca foi de passar muito tempo brincando com um mesmo brinquedo, mas hoje em dia ama massinha de modelar e brinquedos de encaixe, além deir na pracinha e brincar de susto e pega pega. Desenhos também teve fases, fase do Hi5, da Peppa (que já foi e já voltou), Luna, Backyardigans, e agora está viciado nos 3 porquinhos. Livros ele gosta, mas rasga quase todos pra minha tristeza 😦 .

TEMPERAMENTO

O Fernando é uma criança calma, não costuma brigar e morder, é ciumento e possessivo com os pais e com os brinquedos que gosta, demorou para se enturmar com bichinhos de estimação, e só agora não tem mais medo de cachorros, é super sensível, e quando está com algo incomodando passa bastante tempo chorando. É bem sociável, e adora rua, que nem a mãe <3.

 

Vamos ver como vai ser este próximo ano, aiii como passa rápido…

 

Beijos,

Ale

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s