Bronquiolite Viral – Dicas de limpeza nasal

Oi gurias,

A Olívia foi diagnosticada com Bronquiolite viral depois de alguns dias de tosse. Pobrezinha, apenas 3 meses e já no cof cof enlouquecedor. A pediatra me tranquilizou dizendo que no caso dela, a bronquiolite era leve, e com alguns cuidados passaria, depois de um ciclo de aproximadamente 3 semanas. Aqui em casa o problema maior é que o Fernando já vai na escolinha, e querendo ou não traz vírus para casa.

A bronquiolite é uma inflamação nos bronquíolos, que são pequenas vias aéreas do pulmão, e pode ser provocado por diversos vírus, entre eles: sincicial respiratório (VSR), o rinovírus (do resfriado comum), o adenovírus, o influenza (da gripe) .

Fonte: fisiomaternoinfantil.wordpress.com

Os sintomas mais comuns são: tosse intensa; febre baixa; irritabilidade; diminuição do apetite; taquicardia (freqüência cardíaca acima do normal); freqüência respiratória superior a 60, vômito ( em crianças pequenas); dor de ouvido (nas crianças); conjuntivite (olhos avermelhados); batimento da asa do nariz (abrindo e fechando) que ocorre em situações de dificuldade respiratória e cianose ( coloração azulada da pele que costuma aparecer em torno da boca e na ponta dos dedos).

Tratamento: É bem importante que você fale com o pediatra do seu filho sobre os possíveis tratamentos, pois dependendo da idade, nenhum medicamento pode ser administrado. Aqui em casa é só limpeza nasal mesmo

 

LIMPEZA NASAL

  • Rinossoro Jet + Nose Frida – Coloco por uns 2 segundos o jato em cada narina e depois sugo a secreção com o Nose Frida – de 5 a 6 vezes por dia – Dica: tem mamãe que faz  limpeza com soro fisiológico numa seringa, também funciona.

 

  • Nebulização com soro fisiológico – Estamos fazendo por 5 minutos 1 vez ao dia;

 

  • Banho com Smoothing Vapor Baby Bath da Jonhson – Comecei ontem, coloquei na banheira uma tampinha, e espalhei com a mão formando uma leve espuma, dei banho normal e deixei ela um tempo a mais na banheira. Não deu aqueeeelaaa descongestionada que eu imaginava na hora, mas já respirou bem melhor durante o sono.

 

 

Gurias, boa sorte com esse inverno para todas nós

Beijos,

Ale

 

Fontes:

Novidades em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal
BabyCenter
Minha Vida

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s