A chegada de um irmãozinho – Dicas de adaptação

Quando me descobri grávida da Olívia, uma das primeiras preocupações foi como a vinda deste novo bebê afetaria o Fernando. Achava que a diferença de idade entre eles (1 ano e 10 meses) seria muito pequena, e o Fernando ainda dependeria muito de mim.IMG_0796

Enfim, o que não tem remédio, remediado está, então o que eu podia fazer era conversar com outras mães que tiveram essa diferença de idade entre os filhos e me encher de dicas para adaptação do Fernando com a irmã.

Antes do bebê nascer – 

  1. Converse bastante com seu filho, falando que tem um irmãozinho chegando, que vai ser um amigão, que está na barriga da mamãe. Dependendo da idade eles não tem muito entendimento, mas você de um jeito carinhoso vai introduzindo o assunto.
  2. Quando assistir filmes e desenhos infantis com ele, enfatize a relação dos personagens que tem irmãos. Livros sobre a chegada de um irmão também ajudam, tudo que familiarize o primogênito com esse novo mundo é bem vindo.
  3. Mostre e envolva o pequeno na preparação das coisas para chegada do irmão mais novo, seja as roupas, o quarto, a decoração. Dependendo da idade, a criança já pode até ajudar em algumas coisas e vai se sentir parte do projeto “família aumentando”
  4. Providencie um presente para que o irmão caçula “traga” para o irmão mais velho. Aqui em casa foram os bonecos do Backyardgans que o Fernando é apaixonado.

Depois do bebê nascer – 

  1. Prepare-se para algumas cenas de ciúme, e vá se adaptando a elas. O Fernando teve um mês inteiro de choros intermináveis, por qualquer motivo, e claro, sabíamos que era por conta da irmã. No segundo mês foi um pouco mais fácil, mas se eu buscasse ele na escolinha com a irmã no carro, era choro na certa, então por 1 mês combinei de deixar a Olívia com uma amiga enquanto buscava o Fernando, e aos poucos eu e o Marcos fomos ficando mais firmes e cortando a onda do choro a toda hora. Quando víamos que era sem motivo o choro, falávamos firmes que não precisava chorar, que íamos conversar com ele quando parasse. Hoje é raro ma crise de choro.
  2. Nos primeiros dias, em que vais precisar de mais repouso, recrute tias, e avós que o mais velho seja mais apegado, para que eles façam atividades com ele e o destraiam;
  3. Tenha momentos só mãe e filho mais velho. Isso foi fundamental para adaptação do Fernando com a irmã. Comecei a sair com ele na pracinha, shopping, parque, e deixava a irmã com o pai. Programações de 1h a 2 horas, e ele já ficava muito mais feliz e tranquilo em ver que a mãe ainda era dele.
  4. Estimule e incentive o carinho e o cuidado entre os irmãos. E dê tarefas que sejam condizentes com a idade, para que ele ajude com o caçula. Mas não force, não force beijos, abraços ou carinhos, isso deve ser construído e não imposto, senão o resultado pode ser inverso.

olívia_1 mês-33

Enfim guriias, essas são minhas dicas.

O começo aqui em casa foi bem difícil. Nos primeiros dois meses não conseguia ficar com os dois sozinhas, pois o Fernando chorava muito, mas agora ele já está super adaptado a irmã, tem um cuidado com ela, bota até o bico dela na boquinha dela quando ela chora, e me avisa que ela está chorando. Cada um tem seu tempo para adaptações e com eles não vai ser diferente.

 

Beijos,

Ale

Anúncios

2 comentários sobre “A chegada de um irmãozinho – Dicas de adaptação

  1. Meu menino tem 27 meses e a menina tem 5. So tive uma ajuda do meu marido na primeira semana, o resto tive q me virar sozinha. A caçula é um amor, sorri sempre, come e dorme. Ja o mais velho ignora a irmãzinha, nao da beijos, nao toca, não se importa quando ela chora e tenta machuca-la apertando o bracinho dela quando estamos juntos brincando no sofá. Não sei o que fazer e tenho medo de deixa-los sozinhos na mesma sala. O mais velho se apegou demais a mim depois do nascimento da irmã. Não quer nem brincar com o papai, quer só a mamãe pertinho dele e de preferencia sem a irmã por perto.

    Curtir

    • Oie querida, sei bem como é. Fernando não chegou a ficar violento, mas chorava muito. Tenta sentar e brincar com o mais velho toda vez q o caçula estiver dormindo. Ele tá sentindo falta da tua atenção. te desejo toda a sorte do mundo. beijos com carinho Ale

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s