Pai é pai

IMG_1474


Tem pais e pais no mundo, assim como tem mães e mães, crianças e crianças, e bebês, de todos os temperamentos, gostos e cores.
Temos sido cada vez mais exigentes com os homens no papel de pai, e isso é bom. Mas as vezes esquecemos que pai, também é uma pessoa, tem uma bagagem emocional, uma criação diferente. Pai é gente e erra, pai as vezes se omite por ser cultural, por achar normal, pra não comprar briga, por ser desencorajado ou criticado.
O meu pai por exemplo, foi um pai fora da curva, daqueles que não foi mãe porque Deus não quis, e se existe mãe leoa, o meu foi pai pinguim (aquele que fica responsável pelo ovo do filhote no terrível inverno polar). Sempre trabalhou muito, mas guardo lembranças dos momentos que ele dedicou totalmente aos filhos.
Lembro de fazer pipa, e de ajudar na montagem do carrinho de lomba que ele mesmo construiu. Lembro que escolhíamos receitas juntos, comprávamos os ingredientes, e cozinhávamos delícias. Lembro dele fazer tranças no meu cabelo, e jogar até tarde o jogo da memória. E lembro que ele lia histórias pra dormirmos.
Ele achava tempo, para ser bom pai, e pai presente, e não foi as vezes que ele esqueceu de me buscar na escola ( e foram algumas vezes sim), ou que era desatento com o que falava ou rígido demais em alguns assuntos, que o fizeram menos pai, ou menos merecedor do meu amor e admiração. Hoje ele é meu conselheiro oficial e meu eterno porto seguro.
Meu marido também tem se mostrado um pai fora da curva, sempre paciente e brincalhão, das fraldas até a hora de dormir, tenho certeza que meus filhos terão lembranças lindas da infância com o pai. E não é por ele não gostar de ir as consultas de rotina do pediatra, ou não curtir muito as apresentações da escola que o vão fazer menos pai.
Pai é gente, mãe é gente, e a gente (que também é ser humano)insiste em julgar todo mundo como se o outro tivesse o dever de ser perfeito.
Sim, tem pai que foge da raia, que finge que não vai fazer diferença na vida de ninguém, mas este , mais cedo ou mais tarde se arrepende de ter perdido a chance de fazer parte das doces memórias de uma criança.

Mas para todos os outros pais, aqueles que acertam porque amam, e erram por tentar acertar, para aqueles que andam por ai fazendo um esforço para sair da generalidade da curva, e aumentar a expectativas em relação a toda nova geração pais, eu desejo um lindo dia de Domingo.

Pai também é guerreiro.. E pai…ahhh…
PAI É PAI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s