Identidade: Mãe

Eu tinha nome, sobrenome, rg e cpf, uma carteira de trabalho cheia de anotações. Tinha até passaporte e carimbos.

Eu tinha langerie colorida, com bojo e renda, tinha as unhas pintadas e cabelos lavados (quase sempre).

De um tempo para cá muita coisa mudou, as roupas prezam conforto e praticidade, tenho uma coleção de sutiãs e calcinhas beges, o coqui virou meu pentado preferido, as unhas estão quase sempre por fazer, e o nome?

Virei Mãe!

Nome: Mãe – Sobrenome: o nome dos filhos

Fleur. Girl.:

Engraçado como sonhamos em sermos chamadas de mães, um “mamã” , “maã ma” ou um lindo primeiro “mamãe”. No fundo a gente sabe que um dia vai cansar de ouvir “mãe” 384 vezes no dia e que vai ter medo daquele “mamãeeeee” de dor quando um filho se machuca. Mas tudo parte do pacote maternidade.

Agora o que tem me deixado com rugas e cabelos brancos são as outras pessoas. Todas as outras pessoas, adultas, que falam “mãe, o que você achou?”, “mãezinha, o que ele tem?”, “mãe traz ela aqui”.

Juro que a cada frase dessa um fio de cabelo branco se agita e salta na minha cabeça, e um pé de galinha aparece no meu olhar, aliás, do jeito que andam as coisas não é mais pé de galinha, é galinheiro inteiro.

Parece besteira mas não é, a questão é mais profunda, a maternidade nos impõe muitas coisas, nos dá e nos tira, nos torna uma nova versão de nós mesmas. Mas e quando nos vemos inteiras, complexas, cheias de valores, aspirações, mulheres, namoradas, empresárias, e sim mães, aquele “mãe” que vem dos outros não nos identifica, não nos abraça nem nos valoriza.

Aquele “mãe” sem identificação, sem interesse pelo que somos.

Que o mundo saiba que eu amo ouvir a palavra “mãe”, desde que dita pelos meus filhos, que amo ser mãe, mas apenas dos meus filhos, que SER mãe faz parte do que sou, mas nem de perto da amplidão que me define.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s