Como é que ela consegue?

Depois que nos tornamos mães, começamos a nos perguntar como é que todas as outras mães conseguiram.
Como elas passaram por tantas noites em claro, por tantos choros de cólica, por tanta papinha feita e fralda suja.

Tenho uma amiga que teve dois filhos em menos de 3 anos, em outro país, sem a família por perto, e tendo varias complicações durante as gestações, como é que ela aguentou o tranco? Tenho uma amiga, que cuida dos dois filhos pela manhã, trabalha quando eles estão na escola, e dá conta de toda a rotina sem o marido que trabalha e mora em outra cidade durante a semana. Como é que ela não pira? Outra que tem uma escadinha de 3 filhos, e espera o quarto. Como é que não surta?

img_8005
E a minha vó, como conseguiu dar conta de 5 filhos que teve no período de 6 anos, sem empregada, com máquina de lavar só a partir do 3o e fralda descartável nem nos sonhos mais longínquos. Como é que ela não fugiu pro Nepal?

A questão é que no papel de mãe, assumimos tantos outros papéis que poderíamos ganhar Oscar de atriz principal, coadjuvante, figurinistas e sonoplasta.

Não há o que não haja nesse pacote da maternidade, e não há o que não demos conta, o que não se dê um jeito.

Às vezes todas piram sim, todas choram de cansaço, exaustão e excesso de hormônios. Todas perdem a paciência, gritam, respiram fundo.  Todas amam, abraçam e cantam.

No andar da carruagem, e no  correr do dia a dia, a gente recomeça, repensa e reinventa, respira fundo quando a vontade era de gritar e canta ao invés de chorar. Na maternidade não escolhemos a música que gostaríamos de ouvir, mas dançamos felizes a música que toca.

Elas, e todas nós conseguimos, não porque somos perfeitas ou temos super poderes, mas porque queremos e podemos, e muito mais que isso, conseguimos porque amamos, e o amor supera qualquer dificuldade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s